Médiuns

 

 

INTRODUÇÃO

Em geral, a mediunidade é exercida mecanicamente, sem objetivo definido, pelo simples fato de existir. Mas isso é um erro. O médium deve saber por que é médium, as faculdades que possui, os limites de sua aplicação, as conseqüências de sua ação, os objetivos a atingir e as responsabilidades que assume, tanto como indivíduo quanto como membro da coletividade.
O parágrafo acima é referendado em uma citação que encontramos no Evangelho Segundo o Espiritismo em seu capítulo
XXIV (NÃO PONHAIS A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE) no item 12 onde diz “…Digamos, antes de tudo, que a mediunidade é inerente a uma disposição orgânica, de que qualquer homem pode ser dotado, como da de ver, de ouvir, de falar…”.
Deus concedeu as faculdades mediúnicas ao homem e lhe dá a liberdade de usá-las, mas sendo responsabilizado pela boa ou má utilização de sua mediunidade.

O QUE É O CURSO DE MÉDIUNS

É um curso de preparação teórico-prático de médiuns para os alunos da Escola de Aprendizes do Evangelho.

QUAIS SÃO AS SUAS FINALIDADES

Seu objetivo é educar os médiuns para o desenvolvimento e uso da mediunidade voltada para os trabalhos evangélicos tendo como base os princípios da Doutrina Espírita.

COMO SE ESTRUTURA

As reuniões são semanais, com 90 minutos de duração.

QUEM PODE PARTICIPAR DO CURSO DE MÉDIUNS

Podem ser inscritos no curso de médiuns todos os alunos que estiverem no grau Servidor da Escola de Aprendizes do Evangelho.

COMO É A PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE MÉDIUNS

Apresentamos a objetividade do curso e, principalmente, o dinamismo e a realidade da prática, ocasião em que o curso de médiuns se transforma num autêntico trabalho de auto-realização.
Este programa, que representa um avanço em matéria de desenvolvimento da mediunidade, tem o seu programa assim constituído:

TEORIA E PRÁTICA

A parte teórica tem um total de 23 aulas de informações sobre a mediunidade e um preparatório para a parte prática.

A parte prática tem um total de 49 aulas e esta divida em três etapas:

• 1ª Etapa PRIMÁRI0 / AS CINCO FASES
• 2ª Etapa PROGRESSIVO / ADESTRAMENTO
• 3ª Etapa COMPLETIVO / APRIMORAMENTO

Aulas teóricas e práticas somam um total de 72 aulas.

Livros básicos do curso de médiuns:

• PASSES E RADIAÇÕES – EDGARD ARMOND
• MEDIUNIDADE – EDGARD ARMOND
• MÉTODOS ESPÍRITAS DE CURA (Psiquismo e Cromoterapia) – EDGARD ARMOND
• DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO – EDGARD ARMOND

POR QUE FAZER UM CURSO DE MÉDIUNS?

Sabemos também, que o médium precisa do conhecimento de si mesmo e dos seres encarnados e desencarnados com quem interage constantemente, porque, o médium, “sente” a influência dos seres encarnados e desencarnados, em seu próprio psiquismo.

Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos (1857) – Capítulo IX – Influência oculta dos Espíritos sobre nossos pensamentos e atos, já alertava:

Pergunta 459: Os Espíritos influem nos nossos pensamentos e atos?
“Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto que quase sempre são eles que vos dirigem”.

Pergunta 460: Juntamente com os pensamentos que nos são próprios, haverá outros que nos sejam sugeridos?
“Vós sois Espíritos pensantes. Não ignorais que, freqüentemente, muitos pensamentos vos acodem a um só tempo, sobre o mesmo assunto e até contrários uns aos outros. Pois bem! No conjunto deles, estão sempre de mistura, os que são vossos com os que são nossos. Daí a incerteza em que vos vedes. É que tendes em vós duas idéias a se combaterem”.

O inscrito no curso de médiuns que objetiva desenvolver sua mediunidade, tem de empreender o “bom combate” que nos convida o apóstolo Paulo em suas epístolas, onde deve abster-se de desejos egoístas ou de obter vantagens materiais, tendo em vista que o curso de médiuns objetiva educar, disciplinar e capacitar, criaturas comprometidas com a “tarefa mediúnica”.

Esse o principal motivo, do inscrito no curso de médiuns não prescindir, da renovação moral obtida por meio da reforma íntima; do estudo e do aprimoramento constante, e da prática da fraternidade universal.
Compreendendo isso, iremos perceber, que as melhores condições para orientação e apoio ao médium, são criadas no período em que o mesmo se encontra, sob proteção espiritual da Escola de Aprendizes do Evangelho! Ou seja, a Escola de Aprendizes do Evangelho, propondo o autoconhecimento, a reforma íntima e a sua evangelização, e, com o curso de médiuns, propondo o aprimoramento constante e a prática da fraternidade universal.
O curso de médiuns se destina, portanto, a formação de seres esclarecidos e conscientes das suas responsabilidades, nos campos individual e coletivo, praticantes do aforismo espírita “dai de graça o que de graça recebeste”.